Carlos Lucas diz: Encruzado com Leveduras dos Vinhos Verdes!

Bastava o título, que é da minha inteira responsabilidade, para deixar registada a minha perplexidade, quiçá derivada do enorme desconhecimento que tenho da arte de enologia. É um facto, porque só bebo. Contudo, não deixei de registar que Carlos Lucas, reconhecido e laureado enólogo português, defende que sejam adicionadas leveduras seleccionadas na região dos Vinhos Verdes em vinhos feitos com a casta Encruzado. Leitura e interpretação minha. Devo dizer-vos que fiquei assim meio confuso. Meio sem saber o que pensar ou dizer. 

Revista de Vinhos
A QA23, adorei o nome da dita levedura, é conhecida, segundo consta, por enfatizar as componentes cítricas do aroma, o que pode enriquecer aromaticamente o Encruzado pois, como todos sabemos, em novo não mostra grande exuberância aromática. Logo há que dar um jeito...

Comentários

BrunoA disse…
Provei e nao gostei... o Encruzado nao precisa de maquilhagem, é bom e autentico na sua expressao original!